O QUE É O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
Planejamento previdenciário é o mapeamento da vida previdenciária do segurado, é feito com o objetivo de garantir um melhor benefício ao segurado na sua aposentadoria.
Após a Reforma da previdência o Planejamento Previdenciário foi altamente difundido em razão da busca dos segurados pelo melhor benefício e qual a melhor regra de transição para se aposentar.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE TRANSIÇÃO APÓS A EC 103/2019?
São cinco:
Regra de Pontos: Segurado tem que somar sua idade com o tempo de contribuição, em 2023 a soma para as mulheres tem que ser de 90 pontos, considerando no mínimo 30 anos de tempo de contribuição e para os homens 100 pontos, considerando no mínimo 35 anos de tempo de contribuição.
Regra Idade Mínima progressiva: Além do segurado ter o tempo de contribuição mínimo, 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens, o segurado deverá ter uma idade mínima que a cada ano é acrescido seis meses.
Em 2023, a idade mínima para as mulheres é de 58 e para os homens é de 63 anos.
Regra do Pedágio 50%: Segurados que já estavam próximos a aposentadoria, mulheres neste contexto deveriam em 2019 ter 28 anos de tempo de contribuição e os homens 33 anos de tempo de contribuição.
Para a aposentadoria é acrescentado 50% do período faltante de contribuição.
Regra do Pedágio 100% com idade mínima: Homem deverá ter no mínimo 60 anos de idade e as mulheres 57 anos de idade + cumprimento do período adicional de 100% do tempo que faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição.
Regra Idade: Mulher tem que completar 62 anos de idade e homem 65 anos de idade + 15 anos de tempo de contribuição para ambos os sexos.
COMO É ELABORADO O PLANEJAMENTO?
Esse mapeamento previdenciário tem a função de verificar todo o período contributivo do segurado.
- Análise de período especial (exposição a agentes nocivos);
- Análise de período militar;
- Análise de lapsos de contribuições, quais os motivos e se compensa a contribuição retroativa;
- Análise de período que estudo e trabalhou em escola técnica;
- Análise de contribuições em alíquotas ou códigos distintos da realidade;
- Análise de período rural.
Enfim, uma análise completa para que no momento do requerimento administrativo o segurado consiga de forma objetiva e administrativa obter o seu benefício previdenciário.
QUEM DEVE FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
Todo segurado que quer ter um futuro tranquilo deveria fazer seu planejamento previdenciário, para garantir o melhor benefício e conseguir aproveitar sua melhor idade.
É claro que quanto mais cedo o segurado se planejar, maiores são as possibilidades de saber o melhor momento de se Aposentar e consequentemente receber o melhor Benefício.
Entre em contato!